18 janeiro 2015

resenha | Depois Daquela Viagem, Valéria Piassa Polizzi


Depois Daquela Viagem
Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS
Autor: Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
-- 4 estrelas


No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos.

A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.



Esse é definitivamente um daqueles livros que você lê para nunca mais esquecer!


Embarcamos com Valéria em 1986, quando tudo começa, ela conhece um cara, namora, transa, infelizmente sofre e quatro anos depois descobre que está com AIDS.

Ela fica sem chão, não sabe o que fazer, e as únicas pessoas que sabem são os seus familiares mais próximos. E é aí que Valéria resolve ir para os EUA estudar. Após, algumas dúvidas tanto de médicos e família, ela vai e começa uma nova fase em sua vida.

Os tempo vai passando e durante isso, Valéria mostra como o assunto AIDS era tratado, assim como o grande preconceito que o rondava e ronda até hoje. Nos mostra também, a importância da amizade.

Após a conclusão de seu curso, Val volta para a casa, e com isso, descobre que contraiu uma tuberculose, e é aí que tudo muda. Hospital, remédios, tudo. Mesmo com receio do preconceito, ela conta para o resto da família e para os amigos, e percebe assim, que não está sozinha.

Quanto ao preconceito, às vezes ainda me sinto com Edward mão de tesoura, preso em seu castelo, fazendo obras de arte porque não há outro jeito com o qual se possa tocar as pessoas.
                                               página 119


Depois Daquela Viagem nos mostra que, mesmo com algo que você pense que atrapalhe sua vida, sempre temos àqueles para nos estender a mão e mostrar que temos um mundo em frente! 


Beijos, até o próximo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Notável Leitura - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por Isabelle Lorrayne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo